Nos próximos dias 25 e 26 de março, o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação participa do “Journées AMIS d’Aix”, um encontro do projeto IRP-AMIS. Confira a programação completa.
Na ocasião do encontro, os pesquisadores Itania Gomes, Valéria Vilas Bôas, Nuno Manna, Thiago Ferreira e Leonardo Bião apresenta o “L’Audiovisuel dans la pandémie : les réemplois des images d’archives dans une approche culturelle”, no eixo trabalho sobre o arquivo (conceitual e metodológico) do Brasil.
No dia 07 de abril, a pesquisadora Itania Gomes e o pesquisador Daniel Farias participam do Séminaire Comprendre les Images et les Sons Médiatiques (CEISME). O trabalho “Affects et territoires dans les flux audiovisuels indigènes au Brésil” compõe o evento no intuito de discutir as criações televisivas de ontem e de hoje.
Já no dia 11 de abril, a pesquisadora Itania Gomes participa do Atelier Images-Sons-Mémoires, em Lyon. Sua participação tem o intuito de apresentar o projeto AMIS e o TRACC.
AMIS – Projeto aprovado em edital do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS), maior instituição pública de pesquisa da França. Intitulado Arquivos-Mídias-Imagens-Sociedades (AMIS), o trabalho terá duração de cinco anos e cerca de 450 mil reais no orçamento total.
A pesquisa tem o objetivo de ampliar o debate sobre a valorização do patrimônio audiovisual no Brasil e na França. Questões relacionadas à identidade e à natureza de documentos audiovisuais em circulação nos dois países – movimento que alcança diversas etapas, entre a produção e a recepção social – também serão investigadas. Para isso, serão desenvolvidas novas ferramentas operacionais e de análise para a comunidade internacional de pesquisa, que contribuirão para a investigação de imagens e sons e seus sentidos. A ação pretende ainda colaborar para as políticas patrimoniais franceses e brasileiras relacionadas aos arquivos audiovisuais. O projeto se divide em três áreas de pesquisa: mídia e contexto socioeconômicos; formatos e temporalidades da mídia; e busca de ferramentas de análise de novas mídias.