Quem somos

O Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) foi criado em 2015 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. O TRACC se orienta pela preocupação com questões teórico-metodológicas e empíricas que perpassam a comunicação a partir de um olhar para suas transformações que é marcadamente vinculado aos estudos culturais. Assim, seu interesse é o de desenvolver, aprofundar e ampliar apropriações dos estudos culturais para a análise da comunicação, seus produtos e processos. Coordenado pelas professoras Itania Gomes e Juliana Gutmann, o TRACC atualiza o agora extinto Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT) e amplia sua ambição e seus propósitos: suas pesquisas não são mais marcadas por um objeto empírico específico (o telejornalismo), mas por desenvolver a reflexão dos estudos culturais sobre os produtos e os processos comunicacionais. Os conceitos metodológicos de modo de endereçamento, gênero midiático e estrutura de sentimento e a metodologia de análise desenvolvida pelo GPAT devem agora mostrar sua produtividade para a análise de um escopo mais amplo de produtos e processos comunicacionais.

Histórico

Criado em 2001, o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT) tinha como principal interesse o desenvolvimento instrumental teórico e metodológico para a análise de programas telejornalísticos no marco dos estudos culturais, em associação com os estudos de linguagem, abordagem que implica a consideração de aspectos ao mesmo tempo históricos, sociais, ideológicos e culturais do telejornalismo. A trajetória do grupo se consolidou no campo da pesquisa sobre telejornalismo no Brasil com especial atenção às relações entre jornalismo – aqui entendido enquanto uma instituição social –,televisão – entendida enquanto forma cultural – e a cultura brasileira. Ao longo desse processo, os conceitos metodológicos de modo de endereçamento, gênero televisivo e estrutura do sentimentose destacaram como ferramentas fundamentais de análise. A partir de 2016, o GPAT dá lugar ao TRACC que amplia o seu espoco analítico e permite que a metodologia desenvolvida na trajetória do GPAT mostre sua produtividade para análise de produtos que já não se restringem à televisão ou ao telejornalismo. Por um momento de transição, teremos os dois grupos em atuação – nossas preocupações de pesquisa e referenciais permanecem. O Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo não acaba, portanto: ele se transforma!

Ementa do Grupo

O TRACC acolhe estudos de diferentes objetos (televisão, jornalismo, música, fotografia, quadrinhos, cinema etc.), que tenham em comum:

  1. o interesse em desenvolver, aprofundar e ampliar apropriações dos estudos culturais para a análise da comunicação, seus produtos e processos, o que nos permite fazer articulações com a estética, a história, a política, a semiótica etc. Nesse sentido, contempla pesquisas que busquem aprofundar vínculo entre estudos culturais e comunicação.
  2. O interesse pela análise dos objetos levando em conta seus processos de formação, transições e/ou transformações, ou seja, a pesquisa dá ênfase ao desenvolvimento instrumental para a análise de processos históricos e transformações na comunicação.