Dia 08 Quarta-Feira

TRACC recebe o pesquisador Javier Uriarte

Das 14h no dia 08 de Março de 2017 Facom
Reprodução: stonybrook.edu

Reprodução: stonybrook.edu

Nesta quinta-feira (03), às 14h, o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) recebe Javier Uriarte, pesquisador uruguaio, professor do Departamento de Línguas e Literaturas Hispânicas da Stony Brook University, nos EUA. A convite do TRACC, Uriarte vem apresentar as questões exploradas em seu novo livro, “Travel Writing, War, and the State in Latin America: The Desertmakers”. A conversa acontece no Póscom/UFBA.

Estudioso da cultura e literatura latino-americana, Uriarte se dedica ao estudo dos temas da escrita de viagem, das temporalidades e espacialidades, além das relações entre violência, guerra e Estado. Tais temas vêm sendo trabalhados em uma série de cursos, conferências e publicações, como o livro de 2016 organizado em parceria com Felipe Martínez-Pinzón (Brown University), “Entre el humo y la niebla: guerra y cultura en América Latina”.

Em “The Desertmakers”, Uriarte desenvolve sua perspectiva sobre o deserto, entendido como produto da violência dos processos de modernização na América Latina. A análise do pesquisador é baseada nas guerras da segunda metade do século XIX, observadas pelo ponto de vista de viajantes. Entre eles, com destaque, está Euclides da Cunha, cujo relato sobre a Campanha de Canudos vem revelar uma transformação de concepções de estado nacional e dos próprios narradores como parte de uma espiral de violência.