
Aíla Cardoso, pesquisadora do TRACC, apresenta no dia 29/08, às 09h15, o artigo intitulado “Por uma revisão étnico-racial da história do jornalismo do Brasil: o Jornal da Revolta dos Búzios”. O trabalho faz parte da programação do XV Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2025. O Encontro será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto na UFOP, no campus do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana, Minas Gerais.
No trabalho, a doutoranda “pretende revisar a história do jornalismo brasileiro no que tange à abordagem do ‘Jornal da Revolta dos Búzios’”, para “demonstrar o silenciamento étnicoracial do jornalismo negro na história do jornalismo do Brasil”. Segundo a autora, “o propósito da pesquisa é combater o epistemicídio (Carneiro, 2005) dentro do campo jornalístico e reivindicar uma história do jornalismo negro”. A discussão é parte do GT História do Jornalismo, coordenado por Rachel Bertol (UFF) e Phellipy Jácome (UFMG), e ocorre na Sala 07 (Bloco I) do ICSA.
Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e organizado sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP, o tema central do Encontro de 2025 é “Revisões críticas da história: comunicação, território e decolonialidade”.
Você encontra mais informações e a programação completa no site https://alcarnacional.com.br/.