Dia 01 Quinta-Feira

TRACC debate pandemia e cultura audiovisual no Congresso Virtual da UFBA

Das 13h30 no dia 01 de Janeiro de 1970 Sala D

As medidas de distanciamento e isolamento social, adotadas por vários países na tentativa de diminuir o contágio acelerado pelo novo coronavírus, têm tido implicações diversas em nossos cotidianos e também nos modos de produção capitalista, incluindo o setor da produção cultural. Foi pensando nisso, que o TRACC preparou para a próxima sexta-feira (29), às 13h30, o debate “Pandemia e Cultura Audiovisual”, que acontece na Sala D, dentro da programação do Congresso Virtual da UFBA 2020.

Na mesa, os pesquisadores do TRACC Itania Gomes, Juliana Gutmann, Thiago Ferreira, Jorge Cardoso, Valéria Vilas Bôas e Jussara Maia debatem as práticas que vão desde a mudança da programação dos canais de televisão, até às videochamadas, que deixa ver uma percepção da importância da expressão e da cultura audiovisual para a manutenção de laços entre pessoas.

Essas práticas parecem deixar ver uma transformação em nossa cultura audiovisual que vem se desenvolvendo a longo prazo. Reconhecendo a centralidade dessa cultura para a compreensão de nossas sociedades contemporâneas, a proposta desta mesa é debater as transformações da comunicação e de sua expressão audiovisual a partir de novos arranjos que têm sido perpassados pela pandemia, fazendo com que também ela seja discutida a partir dos eixos que propomos observar.

O debate acontece ao vivo nos canais oficiais do Congresso. Para assistir, acesse:

Página oficial do evento no Facebook

Canal do evento no Youtube