Dia 19 Sexta-Feira

Tese de doutorado analisa como a pandemia influenciou modos de produzir e consumir televisão no Brasil

Das 14h30 no dia 19 de Dezembro de 2025 FACOM/UFBA

O pesquisador Leonardo Assunção Bião Almeida defende, no dia 19 de dezembro de 2025, às 14h30, em formato híbrido, a tese Transformações nos modos de fazer, ver e reconhecer a televisão em contexto pandêmico. O trabalho investiga como as regulações sanitárias implementadas a partir de março de 2020 redefiniram processos de criação, circulação e consumo televisivo no país.

A pesquisa evidencia que, mesmo diante das restrições, a produção televisiva não foi interrompida: ela se reorganizou. Lives, plateias virtuais, telas divididas, programas gravados nas residências dos apresentadores e direções feitas por videoconferência passaram a compor o repertório técnico e estético de emissoras, produtoras e plataformas de streaming. Essas soluções improvisadas, que rapidamente se tornaram convencionais, revelaram novas materialidades audiovisuais e tensionaram práticas consolidadas no fazer televisivo.

A banca examinadora será composta por Valéria Vilas Boas (UFS), Fernanda Maurício (UFMG), Juliana Gutmann (UFBA) e Ariane Holzbach (UFF).