Dia 26 Sexta-Feira

PósCom promove Ciclo de Conferências com pesquisadoras francesas em abertura do Semestre 2022.2

Das 17h no dia 26 de Agosto de 2022 Faco/UFBA

 

À esquerda Marie-France Chambat-Houillon e à direita Pascale Goetschel

Para a abertura do semestre letivo 2022.2, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) promove o Ciclo de Conferências com a presença de duas professoras e pesquisadoras francesas: Pascale Goetschel e Marie-France Chambat-Houillon. As apresentações acontecem na sala 6A da Faculdade de Comunicação da UFBA, com tradução consecutiva. A entrada é livre até a lotação da sala.

Na próxima sexta-feira (26), às 17h, a professora Pascale Goetschel apresenta “Intermédialité et spectacle vivant. Le cas de la ‘Revue de presse’, émission d’actualité politique”. A professora é vinculada à Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e possui pesquisas sobre a história da França contemporânea/política, cultura e sociedade. Sua apresentação tem o apoio do CNPq.

Já no dia 09 de setembro, também às 17h, a professora Marie-France Chambat-Houillon fala sobre “La télévision française et ses propositions culturelles en temps de confinements”. A presença de Marie-France possui o apoio do CNPq e do Consulado Geral da França em Recife. A professora tem vinculo com a Université Paris II,  Panthéon Assas, e é membro do Carism.

O Ciclo de Conferências faz parte das ações do projeto Arquivos-Mídias-Imagens-Sociedades (AMIS), que foi aprovado em edital do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS), maior instituição pública de pesquisa da França. O projeto tem o objetivo de ampliar o debate sobre a valorização do patrimônio audiovisual no Brasil e na França e investigar questões relacionadas à identidade e à natureza de documentos audiovisuais em circulação nos dois países. Na França, a coordenação é feita por Isabelle Gaillard, da Universidade Grenoble Alpes, com a colaboração de Evelyne Cohen, da Universidade de Lyon. No Brasil, pesquisadores de diversas instituições somam forças à investigação, sob coordenação da professora Itania Gomes da UFBA.