“Diversidade racial e cinema de animação: corpos e territorialidades em animações protagonizadas por personagens latino-americanos” é o título da conferência que a professora e pesquisadora Fernanda Mauricio da Silva ministra nesta quinta-feira (06), às 16h, no PósCom/UFBA. A atividade é uma ação promovida pelo Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações da Comunicação (TRACC) e ocorrerá na sala 6A, da Faculdade de Comunicação.
Com abordagem dos Estudos Culturais e interesse nas articulações entre audiovisual e questões raciais, a pesquisadora traz reflexões sobre filmes de animação voltados à audiência infanto-juvenil, tais como Viva! A vida é uma festa (Disney-Pixar, 2017), A Jornada de Vivo (Netflix, 2021) e Encanto (Disney, 2021). Suas questões de pesquisa giram em torno do modo como os corpos dos personagens se apresentam, configurando um espaço latino-afro-americano referendado por marcas culturais como crenças, religiosidade, musicalidade etc. Segundo Fernanda Mauricio, essas produções sinalizam para um cenário de transformação na abordagem multicultural que o cinema de animação tem experimentado, seja em sua construção fílmica, seja nos modos de produção.
Fernanda Mauricio é professora da Universidade Federal de Minas Gerais e integrou, desde sua fundação, o GPAT – Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT), que esteve ativo na Universidade Federal da Bahia entre 2001 e 2018, sob a coordenação de Itania Gomes. Atualmente, Fernanda lidera o ACTO – Laboratório de Análise de Audiovisualidades, Cultura e Temporalidades, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.