Dia 01 Quinta-Feira

Luciana Xavier ministra conferência sobre Pós-Africanidades, Performatividades de Gênero e Cosmopolitismos Periféricos

Das 9h no dia 01 de Janeiro de 1970 Sala 3 / Facom

A profª drª Luciana Xavier de Oliveira irá ministrar uma conferência intitulada Cenas musicais negras no Sul Global: Pós-Africanidades, Performatividades de Gênero e Cosmopolitismos Periféricos, no dia 27 de agosto, às 9h, na sala 3 da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Em sua pesquisa, Luciana desenvolve um estudo amplo sobre cenas musicais negras desenvolvidas no atual contexto urbano brasileiro através da análise das reconfigurações das identidades raciais, tendo como ponto de partida o consumo da música popular e a configuração de novos estilos como estratégias reflexivas para a negociação das subjetividades e das relações de poder nos territórios da cidade. Na dramatização de diversas linguagens e na reconfiguração de processos alternativos comunicativos, é possível perceber a materialização de diferentes performatividades de gênero relativas a uma pós-africanidade e a uma sensibilidade cosmopolita periférica, que demarcam novas dinâmicas políticas e estéticas no espaço do Sul Global.

Luciana Xavier de Oliveira é professora  da UFABC  – Universidade Federal do ABC e doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. A conferência será uma atividade do grupo de pesquisa TRACC (Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação). +++ infos