Dia 20 Segunda-Feira

Doutoranda do TRACC é aprovada para Estágio Doutoral na Alemanha

Das 9h no dia 20 de Outubro de 2025 Alemanha

Amanda Barbosa, doutoranda do TRACC e orientanda da Profa. Dra. Itania Gomes, foi aprovada para estágio de pesquisa doutoral na Alemanha, na Universität Bayreuth, com bolsa CAPES, no âmbito do Edital de Seleção CAPES/DAAD – PROBRAL “Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas”. O estágio terá supervisão da Profa. Dra. Ute Fendler.

 

 

A partir de novembro, Amanda irá desenvolver a “metáfora oceânica do tempo-onda”, sua proposta de trabalho na Alemanha. Segundo a pesquisadora, “as metáforas oceânicas estão presentes em diversas propostas teórico-analíticas sobre a experiência racializada no mundo colonizado, como o navio-mundo de Malcom Ferdinand (2022), o Vestígio de Christina Sharpe (2023), ou ainda o Atlântico negro de Paul Gilroy (2012)”, e a sua proposição do tempo-onda “se relaciona a estas metáforas, as articulando aos estudos culturais e à noção de tempo espiralar desenvolvida por Leda Maria Martins (2022)”. Para Barbosa, “a Bayreuth Academy of Advanced African Studies se apresenta como lugar ideal para esses objetivos por ser referência nos estudos sobre as diásporas africanas”.

A pesquisadora foi contemplada com uma bolsa de seis meses pelo projeto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).