Na terça-feira que vem (27/02), a pesquisadora Amanda Barbosa defenderá sua dissertação “’Elas que se bancam’: uma contextualização radical da mulher negra no pagodão”. A defesa começará às 14h30, na sala 6A da Faculdade de Comunicação da UFBA.
A pesquisa propõe uma contextualização radical da mulher negra no pagodão baiano a partir da própria experiência da autora, localizada em Salvador, e por uma entrada analítica a partir dos engajamentos mobilizados pela trajetória e produções do grupo A Dama. Por uma perspectiva que articula os estudos culturais e os feminismos negros, busca pensar as possibilidades de ser mulher negra em Salvador e como compreendê-las e rearticulá-las enquanto possibilidades de vida – plena e livre.
O trabalho foi orientado pela professora Itania Gomes e a banca será composta por Fernanda Mauricio (UFMG) e Rafael de Queiroz.
Na sequência, às 17h, Rafael de Queiroz fará a conferência “Améfrica, oralituras e cosmopercepções: outras formas de entender o poder da música afrodiaspórica”.
Não perca!