Dia 22 Segunda-Feira

Dissertação propõe uma contextualização radical do audiovisual palestino a partir dos afetos

Das 14h no dia 22 de Dezembro de 2025 Online

A defesa da dissertação de mestrado de Muntaser Muhammad Khalil Muntaser, intitulada Palestinas possíveis: uma contextualização radical do audiovisual palestino, será realizada no dia 22 de dezembro de 2025, às 14h, por videoconferência.

A pesquisa investiga o audiovisual palestino a partir das disputas afetivas que atravessam diferentes obras contemporâneas, como o videoclipe Palestine, de Mc Abdul, o curta-metragem The Present e os longas Farha e Omar. O trabalho propõe uma abordagem de contextualização radical, mobilizando o conceito de afeto conforme desenvolvido por Lawrence Grossberg.

Ao compreender os afetos como forças fundamentais na constituição de identidades, pertencimentos e modos de ser, a dissertação analisa como essas energias configuram formas palestinas de existência, resistência e imaginação política. Elementos como Infâncias Roubadas, Movimento de Mulheres da Palestina e Masculinidades Palestinas são mobilizados como chaves analíticas para acessar essas disputas afetivas e, a partir delas, pensar caminhos para futuros possíveis.

 

O trabalho também se dedica a examinar as violências estruturais que atravessam o cotidiano palestino, situando o audiovisual no contexto do colonialismo de assentamento, do genocídio e das políticas de controle exercidas por Israel nos territórios palestinos. Mais do que encerrar uma análise, a dissertação propõe estratégias narrativas e políticas para a construção de outras Palestinas possíveis, entendidas como formas de contar melhores histórias.

A banca examinadora será composta por Itania Maria Mota Gomes (UFBA), na presidência, Jussara Peixoto Maia (UFRB) e Thiago Emanoel Ferreira dos Santos.