
A rede de pesquisa “Audiovisualidades, territorialidades e corporeidades: o Nordeste como espaço-problema” se reúne pela terceira vez essa semana, entre os dias 06 e 08 de agosto, na Facom/UFBA. Dentre os temas do encontro está a edição do primeiro livro produzido pela rede, que reunirá artigos escritos em coautorias interinstitucionais.
No projeto, as noções de territorialidades e corporeidades, narrativas e afetos são convocadas para a compreensão dos fluxos audiovisuais em rede (materializados em músicas, mesacasts, podcasts, filmes, animações, memes, séries, videoclipes e outros) como formas culturais que agenciam, a partir de tecno diversidades, transformações na
comunicação.
“A rede tem o desafio fundamental de tomar o Nordeste como território das investigações sobre a Comunicação, ao mesmo tempo em que se consolida como espaço de interlocução científico entre PPGs da área sobre questões dos corpos, dos afetos, das caligrafias de pesquisa, dos fluxos audiovisuais em rede”, afirma Itania Gomes, coordenadora do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Para o TRACC, o encontro tem uma importância especial, já que faz parte das comemorações dos 10 anos do grupo de pesquisa, celebrados em 2025.
O projeto, coordenado pelo professor Jeder Janotti Jr (LAMA/UFPE), é sediado no PPGCOM da UFPE e conta com o financiamento do CNPq, através do Edital Universal 2023.