Seis trabalhos sobre pesquisas desenvolvidas no Tracc serão apresentados durante o Congresso UFBA 75 anos, que está sendo promovido até o dia 11 de dezembro em formato virtual. As atividades podem ser acompanhadas no canal da TV UFBA no Youtube: www.youtube.com/tvufba.
“Continue a travecar”, de Wendi Yu e Itania Gomes, cartografa as transformações nas relações entre música e audiovisual a partir das obras de artistas trans no Brasil, entendidas enquanto relatos de si, e dos afetos que elas mobilizam, para poder identificar as mudanças na realidade social ao redor dessas relações. Com o trabalho “Mapeando materialidades: tecnicidades nas produções audiovisuais produzidas remotamente na pandemia”, Leonardo Bião e Itania Gomes têm o objetivo de mapear as adequações que se impuseram aos produtos e programas audiovisuais pós março de 2020, quando, em combate à pandemia da Covid-19, foram impostas medidas de isolamento social que impediam (e, em certa medida, ainda impedem) o processo de produção de conteúdo audiovisual de modo tradicional.
“Memes e os acenos para novas figuras de cidadania”, de autoria de Thiago Assumpção e Itania Gomes, parte de uma sugestão de Jesús Martín-Barbero sobre a emergência de novas figuras de cidadania, reconhecidas, em parte, pelo desenvolvimento de tecnologias, para refletir sobre os memes e as potencialidades existentes de figura de cidadania que se elaboram a partir da prática da memealização. Tendo como noção as ideias de afeto e contextualização radical de Lawrence Grossberg e como base o conceito de Orientalismo de Edward Said, Muntaser Khalil e Itania Gomes abordam uma Palestina possível através de análises de disputas afetivas presentes em fluxos audiovisuais palestinos no trabalho “Por uma palestina possível: as disputas afetivas em torno de fluxos audiovisuais palestinos”.
A partir de um debate sobre ancestralidade, pan-africanismo e diáspora, “O poder do futuro ancestral: uma análise das performances de afrofuturismo em Black is King, de Beyoncé”, de Carlos Spinelli e Juliana Gutmann, analisa as experiências de consumo que estão para além de uma plataforma de vídeo, como likes, deslikes, comentários, hashtags etc. e em como isso acaba gerando novas sensibilidades, novos olhares. Com “Estética e políticas do sensível nos artivismos das dissidências sexuais e de gênero no cariri: disputas identitárias com Rondinele|Transrústica”, Walisson Araújo e Jorge Cardoso Filho almejam apresentar as disputas identitárias e culturais, de resistência e também de denúncias a partir da arte como movimento político nas performances de Rondinele|Transrústica.
Confira abaixo o vídeo-pôster publicado de cada pesquisador: