Crédito: GNT/Globo
A pesquisadora do CHAOS/TRACC, Tess Chamusca, foi aprovada na chamada do CNPq para realização de pesquisa em Pós-Doutorado Júnior. Seu trabalho será realizado na Universidade Federal de Minas Geral, com supervisão do professor Bruno Leal.
Seu projeto intitulado “O futuro é feminino? Feminismo e Modernidade no GNT” pretende investigar as relações temporais que constituem o feminino construído pelo canal GNT através de uma análise dos sentidos de modernidade, futuro e feminismo convocados pelo canal e das ambiguidades, contradições e disputas de sentido que eles trazem à tona.
Para isso, Tess toma como objeto a série documental “O Futuro é feminino”, veiculada durante o mês de março de 2019 na grade do GNT, e as postagens nos perfis do GNT no Facebook e no YouTube associadas à produção.
As Chamadas CNPq para Pós-Doutorado Júnior tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no País em todas as áreas do conhecimento.