A pesquisa intitulada “La pandémie de Covid-19 au Brésil et la puissance de la mèmealisation comme pratique de communication” (em tradução: A potência da memealização enquanto prática comunicacional durante a pandemia de COVID-19 no Brasil) será apresentada durante o colóquio AMIS – Archives-Médias-Images-Sociétés (Arquivos-Mídias-Imagens-Sociedades). O evento reúne pesquisadores de Comunicação do Brasil e da França, e acontecerá em formato híbrido, presencialmente na cidade de Grenoble, na França, e virtualmente por meio do zoom, em 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
O trabalho é de autoria de Thiago Assumpção e Itania Gomes. Assumpção defendeu sua dissertação de mestrado, intitulada “Vai Virar Meme: Transformações do sensorium e da política na cultura audiovisual”, em 14 de dezembro de 2021, no Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – Póscom/UFBA. Ele contou com a orientação de Itania Gomes, coordenadora do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações da Comunicação (TRACC).
AMIS – Archives-Médias-Images-Sociétés
O evento faz parte dos trabalhos da AMIS – Archives-Médias-Images-Sociétés (Arquivos, Mídias, Imagens e Sociedades), projeto de integração Brasil-França focado em estudar arquivos audiovisuais, formatos midiáticos e universos sociais e culturais das imagens. Coordenado pela professora Isabelle Gaillard, da Universidade Grenoble Alpes na França e pela professora Itania Gomes, da Universidade Federal da Bahia no Brasil, o trabalho conta com participação de uma rede de pesquisadoras/es de diversas instituições dos dois países.
Confira a programação do Colóquio da AMIS:
31 de janeiro
(10h às 13h):
- Jean-Bernard Cheymol: Primeiras abordagens reflexivas e visões cruzadas sobre formatos breves;
- Pascale Goetschel: Noções teóricas em jogo em torno de formatos breves
- Thiago Assumpção e Itania Gomes: A pandemia de Covid-19 no Brasil e o poder da memealização como prática de comunicação”,
1º de fevereiro
(5h30 – 07h00): Discussões metodológicas sobre como começar com o léxico.
(10h-13h): A palavra “arquivo” no léxico interdisciplinar França/Brasil
(10h45-11h45): Evelyne Cohen e Isabelle Gaillard usam o termo “arquivo(s)” na história – Arquivos, fontes, dados
(10h45-11h45): Nunno Manna, Léxico: ARQUIVOS, FONTES e DADOS
(11h15 às 11h30) – intervalo
(11h30-12h00) : Arquivos de Anne-Marie Granet e fontes orais (título provisório)
(12h às 13h) : Discussão geral