Dia 08 Sexta-Feira

O curso “Comunicação e Pensamento Negro Radical” tem início no Póscom/UFBA

Das 18h no dia 08 de Novembro de 2024 Sala 6A, FACOM/UFBA

O componente curricular “Comunicação e Pensamento Negro Radical” ministrado pelo professor Tobias Arruda Queiroz, está em andamento no Póscom/UFBA até o dia 8 de novembro. O curso aprofunda debates sobre Culturas da Imagem e do Som, abordando o pensamento negro radical, bem como aspectos políticos e metodológicos que englobam corpo, imagem e geopolítica. A disciplina oferece uma oportunidade de análise crítica da comunicação sob perspectivas étnico-raciais, incentivando reflexões sobre questões contemporâneas relacionadas à representação e à identidade.

Os encontros ocorrem entre os dias 4 e 8 de novembro, às 18h, na sala 6A. A disciplina oferece uma abordagem densa e crítica ao explorar textos e conceitos centrais do pensamento negro radical, atravessando diferentes áreas e perspectivas teóricas. Obras de autores como Denise Ferreira da Silva, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Muniz Sodré e Frantz Fanon são fundamentais nas discussões, fomentando um espaço de reflexão sobre identidade, raça e as dinâmicas complexas que permeiam corpo e comunicação.

O curso é uma iniciativa do TRACC (Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação), recebe apoio do CNPQ e integra uma das atividades da rede Audiovisualidades, Territorialidades e Corporeidades: o Nordeste como espaço-problema.

Resumo
O quê: Comunicação e Pensamento Negro Radical – Por Tobias Arruda Queiroz
Quando: Entre 4 e 8 de novembro, às 18h
Onde: Sala 6 A, FACOM/UFBA