Nesta sexta-feira, 25 de agosto, às 14h30, o pesquisador Leonardo Bião realizará seu Exame de Qualificação do Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) da Faculdade de Comunicação (Facom/UFBA).
Com o trabalho intitulado “Transformações nos modos de fazer, ver e reconhecer a televisão: convenções e lógicas de produção tensionadas em contexto pandêmico”, sob orientação de Itania Gomes, o doutorando pensa sobre as adequações implementadas nos modos de fazer dos programas televisivos após março de 2020, quando, em combate à pandemia da Covid-19, foram impostas medidas de isolamento social que impediam o processo de produção audiovisual de modo tradicional.
O pesquisador analisa as estratégias técnicas e estilísticas adotadas por diversos programas em tempos de isolamento social, entre elas: plateias virtuais, telas divididas, programas gravados nas casas dos realizadores, com produção e direção feitas por videoconferência, filmados por câmeras de celular ou webcam. De modo que a pesquisa busca investigar as rasuras nas convenções e as transformações nos valores, modos de ver, de sentir e de reconhecer a televisão, a partir da observação de mudanças nas tecnicidades e lógicas de produção audiovisual no cenário da pandemia.
Ao lado da orientadora Itania Gomes, as professoras Juliana Freire Gutmann (Póscom/UFBA) e Valéria Maria Vilas Bôas (PPGCOM/UFS) formam a banca examinadora que irá avaliar o projeto de pesquisa e artigo de qualificação.