Dia 25 Sexta-Feira

Seminário discute sinceridade, autenticidade e amizade como questões de comunicação na UFBA

Das 14h30 no dia 25 de Outubro de 2024 FACOM/UFBA, Sala 6A

 

O Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) realizará, na próxima sexta-feira (25/10), o seminário de pesquisa “Sinceridade, autenticidade e amizade como questão de comunicação”. O evento é uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (PósCom/UFBA), com apoio do CNPQ.

O seminário promete ser um espaço de diálogo e aprofundamento sobre as implicações comunicativas da sinceridade, autenticidade e amizade, temáticas que interpelam a contemporaneidade e a construção de narrativas midiáticas.

O evento contará com a presença dos pesquisadores Marie-France Chambat-Houillon e Vincent Houillon e será realizado às 14h30, na sala 6A da Faculdade de Comunicação da UFBA. A atividade é aberta ao público e haverá tradução.

 

Sobre os autores

Marie-France Chambat-Houillon é professora de Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Paris Panthéon-Assas e pesquisadora do Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias/Carism. Sémióloga de imagens e analista de mídia, seus temas de pesquisa giram em torno das declarações e dos relatos midiáticos, as relações intermidiáticas entre antigos e novos meios de comunicação, assim como as questões sobre a sinceridade em relação com o campo das crenças. Sua publicação mais recente é Par temps de confinement: culture et médias, in Communication & Langages, PUF, 2023/4, n° 218 (avec L. Alexis).
Marie-France Chambat-Houillon está no Brasil a convite da Universidade Federal de Minas Gerais, no quadro do IRP AMIS/International Research Project ARCHIVES-MÉDIAS-IMAGES-SOCIÉTÉS, do CNRS- Centre National de la Recherche Scientifique (França). Sua estadia no Brasil tem apoio do CNPQ.

 

 


 

 

 

Vincent Houillon é Doutor em Filosofia (1996) pela École Normale Supérieure de Fontenay-Saint-Cloud, com tese sobre A preocupação com a época. Heidegger e os múltiplos sentidos da epocalidade, realizada sob orientação de Michel Haar. É professor associado de Filosofia na Escola Albert Schweitzer, Le Raincy, e Membro do comitê diretor da revista de fenomenologia ALTER. Entre suas publicações estão : HOUILLON, Vincent. Derrida et l’intraitable épochè de l’oeuvre d’art, in JDEY, Adnen (org). Derrida et la question de l’art. Déconstructions de l’esthétique, éditions Cécile Defaut, 2011 ; e HOUILLON, Vincent. Revenir aux Lumières !/? La déconstruction et les Lumières à venir : une promesse d’émancipation, intervention au Colloque international Derrida et le XVIIIe siècle, ENS de Lyon, 11 et 12 mai 2023 (a ser publicado em Constitution de la modernité, Classiques Garnier, 2024).