Dia 01 Quinta-Feira

Pesquisadores do TRACC participam do IASPM-AL

Das Manhã no dia 01 de Janeiro de 1970 IASPM-AL

Entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, pesquisadores do TRACC apresentam seus trabalhos no XIV Congresso do Ramo Latino-americano da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular.

Na segunda-feira (30), às 10h, a pesquisadora Larissa Caldeira apresenta o trabalho “Música popular urbana, experiência e sensibilidades – atravessamentos estético-políticos” no Simpósio 5, “Música e Culturas Juvenis: identidades, alteridades, estéticas, corporalidades”. A partir da sistematização de um conjunto de dados, a pesquisa apresenta aspectos da experiência musical contemporânea tematizados de maneira a compreender as dinâmicas estéticas e políticas em operação no modo como se estabelecem interações diversas com a música. Esse mapeamento deixa ver as estruturas do sentir e perceber que estão fundamentadas em matrizes variadas: técnicas, políticas, culturais, econômicas, etc. Juntamente com Larissa, assinam o trabalho Jorge Cardoso, Márcio Barbosa, Janaína Casanova, Helen Barbosa, Lize de Oliveira e Rosane Sampaio.

Na quarta-feira (02), às 11h, Jorge Cardoso apresenta “Anacronismos no Rock baiano: experiências a partir das capas de discos” no Simpósio 10, “Música popular e imagen”. Seu trabalho busca interpretar as cenas musicais Rock em Salvador e nas cidades do território de identidade conhecido com Recôncavo da Bahia a partir da presença, (des)valorização e distribuição de características diaspóricas e/ou perspectivistas nas sonoridades, letras e performance social dos agentes envolvidos na experiência cotidiana do Rock, compreendido como um gênero cultural. O projeto conta com financiamento do CNPq-Brasil.