
Ítalo Cerqueira de Souza, doutorando do Tracc e orientando da Profa. Dra. Itania Gomes, foi aprovado para estágio de pesquisa doutoral na França, no Centre d’analyse et de recherche interdisciplinaire sur les médias (CARISM) da Université Paris-Panthéon-Assas (Paris II), com bolsa CAPES PDSE, sob supervisão de estágio da Profa. Dra. Marie-France Chambat-Houillon.
A partir de setembro, Ítalo irá desenvolver na Université Paris II o seu trabalho de tese sobre as relações entre campo e cidade no Brasil a partir de fluxos comunicacionais. Seu projeto parte de um fenômeno social denominado neorrurais, que nacionalmente ganha força durante a pandemia e se caracteriza pelo deslocamento de pessoas da cidade para o campo.
No estágio doutoral em particular, buscará adensar a compreensão de seu fenômeno a partir da pesquisa nos acervos textuais, imagéticos e audiovisuais do Institut National de l’Audiovisuel (INA) e da Médiathèque de l’IFP, produzindo análises do conjunto de reportagens com a temáticas “néo-ruraux” e “pandémie” que circulou na imprensa francesa, como France Inter, Frictions Media, DemainTV, Reportage Express e France 3, com o intuito de identificar quais são as disputas afetivas e identitárias desencadeadas por esse movimento migratório entre a cidade e campo na França.
O pesquisador foi contemplado pelo Edital de Seleção Interna 06/2024 do Póscom – CAPES/PDSE (Edital Nº 26/2024).