Dia 01 Quinta-Feira

Dissertação e tese do TRACC serão lançadas em livro em 2021

Das 08h00 no dia 01 de Janeiro de 1970 FACOM
Duas pesquisas realizadas no âmbito do TRACC foram selecionadas através de chamadas públicas para edição de livros. A dissertação de Fernanda Caldas foi contemplada no edital Suzana Alice Cardoso da EDUFBA, enquanto Thiago Ferreira terá sua tese publicada pelo selo do PPGCOM da UFMG. Ambas as edições serão lançadas em 2021.
A pesquisa de Fernanda Caldas, “Se gostou, dá um like: análise histórica e cultural do vlog no Brasil” foi orientada pela professora Juliana Gutmann em 2018. Sua discussão em torno do vlog busca contribuir para o debate sobre o audiovisual e suas historicidades, de modo a dar pistas sobre as transformações da própria sociedade. O vlog aparece como objeto de interpretação, que ganhou espaço não só na internet, mas em diferentes mídias e no âmbito social. Para pesquisa-lo, articulação aparece como conceito-chave, válvula que dá acesso as complexas ramificações entre sujeitos, técnica, ambientes, global, local, indivíduo e coletivo.
A pesquisa “Transformações de Políticas e Afetos no Brasil: Contextualizando radicalmente o acontecimento Junho de 2013 em fluxos audiovisuais” foi defendida por Thiago Ferreira em 2019 sob a orientação da professora Itania Gomes. Seu trabalho busca compreender as transformações de políticas e afetos a partir da contextualização radical de Junho de 2013, compreendendo-o enquanto um acontecimento.Contextualização radical adquire nesse trabalho um papel central por compreender que esse é o coração de uma pesquisa vinculada aos estudos culturais.