Dia 01 Quinta-Feira

Dissertação de Ítalo Cerqueira analisa consumo audiovisual

Das 14h30 no dia 01 de Janeiro de 1970 YouTube

Dissertação analisa as práticas de maratona e spoiler associadas ao consumo de séries como Sex Education (Netflix). Fonte: Netflix.

O pesquisador Ítalo Cerqueira defende sua dissertação, intitulada “‘Faça maratona, não dê spoilers’: práticas contemporâneas de consumo em fluxos audiovisuais”, na próxima terça-feira, 29 de setembro, às 14h30. Junto com a orientadora do trabalho, Itania Gomes, integram a banca Thiago Ferreira (UFBA) e Elisa Piedras (UFRGS). A defesa será transmitida pelo YouTube (acesso através deste link). A divulgação do resultado ocorrerá neste link.

A partir de uma articulação entre os conceitos de fluxo tais como compreendidos por Raymond Williams e por Jesús Martín-Barbero, o trabalho aborda os elementos e as práticas culturais da maratona e do spoiler que compõem a trama dos consumos audiovisuais contemporâneos. O exercício analítico traz à tona as densas formações históricas e contextuais das práticas culturais audiovisuais, através dos seus aspectos sociais e de partilha, numa relação com os usos e apropriações dos artefatos tecnológicos. O que implica também uma crítica à concepção de que as inovações tecnológicas ocupam um papel central nas transformações da produção e do consumo audiovisuais.